“A Câmara Municipal de Vereadores tem a proposta de um programa que busca contribuir para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira - PROGRAMA VEREADOR MIRIM / Integração Câmara–Escola, que visa promover a interação entre a Câmara Municipal e a Escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.
Com o projeto Vereador Mirim, os jovens, muito antes de atingirem a idade legal para exercer seu direito de votar e ser votado, já exercitam a cidadania. Aprendem na prática como funciona a Câmara Municipal, vivenciam como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e podem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade.
Como numa sessão ordinária da Câmara, os 9 Vereadores Mirins, estudantes de 5ª a 8ª séries escolhidos e eleitos por suas escolas, defendem suas posições, fazem discursos, polemizam questões, fazem pedidos em prol da comunidade, e efetivamente, votam seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária.
O Projeto Vereador Mirim têm por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. Diante da conjuntura política atual, as crianças e jovens não estão mais conseguindo estabelecer o vínculo da cidadania, tendo uma visão distorcida do processo político ideal. Somente com a criação de uma nova consciência, através da promoção do inter relacionamento entre alunos, escolas e comunidade, podemos estabelecer um novo conceito de administração pública, baseado num contexto de competitividade, representatividade, responsabilidade e moralidade."
Propostas apresentadas pela vereadora mirim MAXA CATIANE FILGUEIRA FERREIRA
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA-
SEEC
ESCOLA ESTADUAL PROFª INALDA CABRAL
Rua: Lira Tavares S/N – Santo Antônio
Mossoró – Rn (84) 3315 4646
PROJETO CÂMARA MIRIM
ALUNA: MAXA CATIANE FILGUEIRA FERREIRRA
PROPOSTAS PARA A E.E. PROFª INALDA CABRAL E BAIRRO SANTO ANTONIO
Partindo da singular importância desse Projeto para nossa Comunidade Escolar, elencamos algumas sugestões que consideramos serem de grande valia para esse processo de busca por melhoria na qualidade de vida de educandos, educadores e comunidade. As necessidades são inúmeras. Contudo, vimos que algumas são viáveis há pequeno e médio prazo. Visto isso, destacamos:
SEGURANÇA
EDUCAÇÃO - ESPORTE E LAZER
SANEAMENTO BÁSICO
SEGURANÇA - Solicitamos de Vossas Excelências, uma ronda policial com maior numero de profissionais, bem como com maior frequência em nossa comunidade e especialmente no entorno de nossa instituição de ensino, a qual, constantemente passa por situações de arrombamentos e furtos dos bens que nos são de direito.
EDUCAÇÃO – ESPORTE E LAZER – Vimos que ao longo de nossa HISTORIA, a EDUCAÇÃO, constitui-se como fundamental para o avanço de toda e qualquer sociedade. Em considerar esse fato, sugerimos aos nobres vereadores um “ olhar especial”, para esse campo de atuação. Sugerimos que fossem implantados em nossa comunidade por meio de parcerias, profissionais capacitados para ministrarem cursos de aperfeiçoamento nos vários campos e habilidades que sejam característicos de nossa comunidade (artesanato, teatro, dança, etc), com foco na Educação de Jovens e Adultos. No ESPORTE, pensamos no grande número de crianças e jovens que possuem um potencial enorme, mas que não teem a oportunidade de desenvolverem por falta de um espaço acolhedor e de profissionais capacitados para colaborarem com o crescimento qualitativo destes futuros profissionais. Com isso certamente, cairiam os assustadores dados de violência em nosso bairro.
SANEAMENTO BÁSICO – Melhorias na infra – estrutura das Ruas Lira Tavares, São Francisco, Nicácia de Araújo, Zeca Cirilino, Luzanira Maria da Conceição e Hermogenes Nogueira da Costa, referentes ao calçamento (completo ou parcialmente destruídos), rede de esgoto ( grande parte, corre a céu aberto), limpeza da via pública (lixos domiciliares inclusive), retirada de tapumes que cercam a obra da UEI Tereza Néo (há 2 anos não está em andamento, e não foi concluída), mas que atrapalham a visão de pedestres e motoristas. Contribuindo para a melhor qualidade do fluxo de pessoas e transportes para as ruas da comunidade e dando uma melhor visibilidade para a nossa Escola.
Mossoró, 24 de junho de 2016